Com patrocínio da Usiminas, galeria do Centro Cultural Usiminas é a primeira do interior a receber acervo abrangente do artista mineiro.

Ipatinga recebe exposição inédita de Lorenzato

Foto: Lucas Galeno

No ano em que se completa 120 do nascimento do artista Amadeu Luciano Lorenzato, datado de 19 de fevereiro conforme constam em registros de nascimento, a Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas, recebe a Exposição “Lorenzato – 120 anos de uma artista e franco atirador”. A mostra, composta por obras da coleção do galerista Manoel Macedo e acervo da Usiminas, fica em cartaz até o dia 2 de maio, com visitação gratuita.

Com uma montagem inédita, esta é a primeira vez que a coleção de Manoel Macedo é exposta de maneira tão abrangente, talvez uma das coleções mais importantes de obras de Lorenzato. A mostra é patrocinada pela Usiminas e realizada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O público poderá conferir 79 obras entre pinturas, desenhos em cimento e papel e aquarelas, que mostram todas as fases e técnicas representativas da trajetória de Lorenzato. No caso das obras do acervo da Usiminas é a primeira vez que são expostas ao grande público, exemplares de pinturas e aquarelas.

As elaboradas figurações de Lorenzato exploram temas e alegorias que vão dos retratos às paisagens – o céu, o campo, a cidade, as árvores -, revelando apuro na combinação de cores e uma síntese na articulação dos elementos pelo pincel. Outra marca de Lorenzato está no acabamento de suas pinturas, com o uso do pente sobre a tela, sempre trazendo movimento e textura às obras. O resultado é uma variedade de céus povoando as telas.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância de abrir a agenda de exposição da galeria de 2020 com obras deste artista tão renomado. “Ficamos felizes em proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar um acervo precioso, de forma gratuita”, comentou a diretora.

Serviço
19/2 a 2/5
Exposição “Lorenzato – 120 anos de um artista e franco atirador”
Manoel Macedo (MG)
Local: Galeria Hideo Kobayashi, Centro Cultural Usiminas
Visitação: terça a sábado, das 10h às 21h
Entrada gratuita