A Manoel Macedo Galeria de Arte, criada em 1981, é considerada uma das mais modernas e funcionais Galerias de Belo Horizonte, possibilitando a maior eficácia na relação visual entre o espectador e o objeto em foco.

Sua larga experiência e seriedade no trato com novos valores fizeram da galeria um posto avançado da produção mais contemporânea da arte brasileira.

A galeria tem abrigado, através de sua programação de eventos anuais, exposições coletivas e individuais, um elenco de criadores com diferentes linguagens e suportes, cujo ponto em comum é a qualidade e o vigor dos trabalhos apresentados.

Ao longo destes anos, vários artistas já passaram pela galeria, destacamos: Albano Afonso, Amilcar de Castro, Anna Maria Maiolino, Arthur Barrio, Antônio Manuel, Benjamim, Carlos Vergara, Cabelo, Daniel Blaufuks, José Bento, José Resende, Lorenzato, Marta Neves, Miguel Rio Branco, Nelson Félix, Niura Bellavinha, Nydia Negromonte, Patrícia Leite, Paulo Amaral, Roberto Cabot, Rodrigo Albert, Sandra Cinto, Sarah Ramo, Tunga, Wanda Pimentel.